| 
  • If you are citizen of an European Union member nation, you may not use this service unless you are at least 16 years old.

  • You already know Dokkio is an AI-powered assistant to organize & manage your digital files & messages. Very soon, Dokkio will support Outlook as well as One Drive. Check it out today!

View
 

empirismo

Page history last edited by PBworks 16 years, 1 month ago


 

Empirismo

 


Imagem de uma apresentação em Power Point da professora Ana Ruth Starepravo


Conhecimento é algo que entra pelos sentidos, algo que vem de fora da pessoa, portanto se instala no indivíduo, independentemente de sua vontade, e é sentido por esse indivíduo como uma vivência. a pessoa, o indivíduo ou, de modo geral, o sujeito não tem mérito nisso, é passivo. O objeto, isto é, o conjunto de tudo o que não é não-sujeito, pouco ou nada tem a ver com isso. Podemos dizer que os empiristas são aqueles que pensam que o conhecimento acontece porque nós vemos, ouvimos, tateamos etc.., e não porque agimos. O conhecimento será, então, sensível no começo, abstrato depois. Na Psicologia, é a teoria da associação entre estímulo resposta que constitui a explicação própria do empirismo.

 

Alguns exemplos de fala empiristas, na fala dos professores: " se dá sempre via sentidos, de uma ou outra maneira"

 

"Se dá à medida que as coisas vão aparecendo e sendo introduzidas por nós nas crianças".

 

"Se dá pela reação da pessoa através de alguns estímulos, a partir de situações estimulantes na medida em que a pessoa é estimulada, perguntada, incitada, questionadas, ela é obrigada a dar uma reposta.

 

O aluno é como a anilina no papel em branco que a gente tinge: passa para o papel o aluno elabora, coloca com as próprias palavras.

 

Se a concepção de conhecimento do professor, a sua epistemologia, na maior parte das vezes inconsciente, for empirista, ele tenderá a seguir um determinado caminho didático pedagógico. Ele ensinará a teoria e exigirá que seu aluno a aplique a prática, como se a teoria originariamente nada tivesse a ver com práticas anteriores, e a prática não sofresse nenhuma interferência da teoria que a precedeu.Exigirá , ainda que o aluno repita, inúmeras vezes, a teoria, até memorizá-la, pois ele é , originalmente, tábula rasa, folha de papel em branco, um nada em termos de conhecimentos.Essa memorização consistirá, necessariamente, num empobrecimento da teoria, além de impedir que algo novo se constitua. É assim que funciona a quase totalidade de nossas salas de aula.

 

Resumo do texto do Professor Fernando Becker

Disponível em: http://www.crmariocovas.sp.gov.br/pdf/ideias_20_p087-093_c.pdf

Acesso em 15/09/2006

 


 

 

 


Comments (0)

You don't have permission to comment on this page.